A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de conscientização para o cuidado com a saúde do homem durante a campanha “Novembro Azul”. As atividades serão desenvolvidas em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família, com um “Dia D” previsto para 29 de novembro.
Durante todo o mês, o objetivo da campanha é intensificar o atendimento e a conscientização da população masculina sobre o cuidado com a saúde. A iniciativa busca, além da prevenção do câncer de próstata, abordar algumas das principais causas de mortalidade do grupo, como doenças do aparelho circulatório, endócrinas e metabólicas, neoplasias e fatores externos, como violência e acidentes de trânsito.
Para o “Dia D”, um circuito com uma série de ações está previsto para as seguintes Unidades Municipais de Saúde da Família:
- Santa Cruz dos Lázaros (Avenida Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055);
- Cidade Salvador (Rua Cruzeiro, 361);
- Parque Santo Antônio (Praça Luiz Sipulio Filho, s/nº);
- Jardim das Indústrias (Rua Anésia Ruston, 507);
- UMSF Central (Avenida Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira, 75).
As atividades serão abertas para homens com mais de 18 anos, mas terão enfoque na busca ativa daqueles que têm mais de 40 anos, são faltosos em consultas médicas e, em especial, apresentam doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. A programação será realizada por meio do seguinte circuito:
- Avaliação e registro de dados como peso, altura, IMC, cintura abdominal, glicemia capilar e pressão arterial;
- Avaliação de saúde bucal, com rastreamento de câncer bucal e orientações de higiene;
- Atualização da caderneta vacinal, com aplicação das vacinas Dupla Adulto, Hepatite, Febre Amarela, Influenza, Tríplice Viral, Covid-19 e HPV (conforme a necessidade);
- Consulta de enfermagem em demanda livre para acompanhamento de necessidades de saúde e oferta de testagem rápida e orientações sobre HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Para homens com idade igual ou superior a 50 anos, oferta de exame PSA (Antígeno Específico da Próstata).
Em todas as UMSFs, estão previstas ações de orientação e/ou rodas de conversa sobre temas como cultura de paz, prevenção de acidentes de trânsito, combate ao uso de tabaco, álcool ou outras drogas, prevenção da hipertensão arterial e diabetes, importância da prática de atividade física, alimentação saudável, violência doméstica e intrafamiliar e saúde do trabalhador.
Fique atento
Geralmente, o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas — o que reforça a importância de consultas regulares. Caso eles se manifestem, podem incluir dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Os fatores de risco aumentam conforme o envelhecimento, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.
