Prevenção contra a Dengue! Ações da Jacareí acontecem em diferentes bairros nesta semana

Operação Cata-Treco, nebulização, visitas casa a casa e ADL são reforçadas na cidade; confira o cronograma.

A Prefeitura de Jacareí segue intensificando as ações de combate à Dengue na cidade. Equipes da Vigilância em Saúde percorrem diversos bairros nesta semana com visitas casa a casa, nebulização, Avaliação de Densidade Larvária (ADL), além da Operação Cata-Treco. A conscientização sobre a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos também foi reforçada.

Cronogramas e Ações

As ações da Prefeitura, em parceria com a população, são fundamentais para impedir o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os bairros atendidos nesta semana serão: Lagoa Azul 2, Chácaras Reunidas Igarapés, 1º de Maio e Vila Zezé, conforme calendário.

O cronograma pode ser alterado conforme a necessidade e avaliação técnica da secretaria de Saúde. Confira, a seguir, a programação das ações.

Visitas casa a casa

Cronograma: Lagoa Azul 2.

Cata-treco

Cronograma:

  • Segunda (12): Chácaras Reunidas Igarapés.
  • Terça (13): 1º de Maio.
  • Quarta (14): Cata-treco agendado.
  • Quinta (15): Lagoa Azul.
  • Sexta (16): Lagoa Azul.

Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.

Nebulização

Cronograma: Vila Zezé.

Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.

Vacinação

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar a vacina contra a dengue, em qualquer uma das 19 unidades de saúde do município. Quatro delas estão com horário estendido de atendimento, das 8h às 19h (com entrega de senhas até às 18h): Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias.

Avaliação de Densidade Larvária (ADL)

Durante a visita aos domicílios, os Agentes de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses em diversas regiões da cidade.

“Zap Dengue”

O canal tem como objetivo fornecer informações claras sobre a doença, esclarecer dúvidas dos munícipes e receber denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Para iniciar a interação, basta enviar uma mensagem com um “oi” ou qualquer outra saudação para o número (12) 99159-7877, via WhatsApp.

Por meio do ‘Zap Dengue’, a população pode obter informações sobre:

  • Denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti;
  • Sintomas da dengue;
  • Cuidados de prevenção;
  • Localização das unidades de saúde mais próximas;
  • Telefones de contato relevantes e outras questões relacionadas ao tema.

Além disso, os moradores também podem realizar denúncias pelo 156, pelo Atende Bem on-line ou presencialmente, na Praça dos Três Poderes, nº 73, Centro. Existe, também, a opção do telefone 0800 016 3010.