Com horário ampliado de vacinação, Jacareí reforça a importância das vacinas no “Dia Mundial de Combate à Poliomielite”

Município alerta para a necessidade de manter a caderneta de vacinação das crianças em dia e prevenir a paralisia infantil.

No “Dia Mundial de Combate à Poliomielite”, celebrado em 24 de outubro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da imunização das crianças contra o vírus causador da Paralisia Infantil, com horário de vacinação ampliado em quatro unidades de saúde do município, que pode ser conferido a seguir.

Seguindo o calendário nacional de vacinação, a vacina poliomielite inativada (VIP) é aplicada: primeira dose aos 2 meses, segunda dose aos 4 meses e terceira dose, aos 6 meses de idade. Já aos 15 meses, a criança recebe uma dose de reforço contra a paralisia infantil. As crianças que perderam a dose de reforço podem ser vacinadas até os 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Locais e Horários de Vacinação

Em Jacareí, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs):

  • UMSFs 10h: das 8h às 16h.
  • UMSFs 12h (Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias): das 8h às 19h, com entrega de senhas até as 18h, podendo ser alterado conforme capacidade técnica das unidades de saúde.

Para vacinar a criança, é necessário apresentar documento com foto ou certidão de nascimento e, se possível, a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, reforça que a vacinação é um compromisso coletivo. “A poliomielite é uma doença grave, que pode causar sequelas permanentes. A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde. Vacinar é proteger o futuro das nossas crianças e garantir que a paralisia infantil não volte a circular em nosso país”.

Sobre a Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. A transmissão ocorre principalmente por via fecal-oral, por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Embora acometa principalmente crianças até 5 anos, adultos não imunizados também podem ser infectados.