É campeã! Moradora de Jacareí, Helena é destaque no ‘Pequenos Gênios’

Quadro do programa ‘Domingão com Huck’, exibido na Rede Globo, valoriza crianças com altas habilidades e superdotação.

Uma moradora de Jacareí de apenas 11 anos foi um dos grandes destaques do quadro ‘Pequenos Gênios’, do programa ‘Domingão com Huck’, da Rede Globo. Helena Silveira Santos teve suas altas habilidades testadas em diversos desafios, ao longo de cerca de um mês na televisão. Em Jacareí, já esbanjava toda a sua dedicação e talento ao participar da equipe olímpica municipal.

O processo para que Helena fosse selecionada para o programa teve início ainda em novembro do ano passado. As exibições do quadro começaram em julho e foram concluídas neste domingo (24), depois da equipe formada por Helena, Nícolas e Isabella se consagrar como vencedora. A mãe de Helena conta que foi a própria pequena que pediu para participar do desafio.

“Foi uma mistura de sentimentos! Foi uma alegria desde que a gente recebeu a notícia, muito orgulho e quando chegou perto de começar ficamos muito preocupados também. Ela se cobra muito e ficamos com medo de na hora do programa, por todo o contexto envolvido, ela acabasse ficando nervosa. Mas, no fim, teve uma participação brilhante. Ela ainda olha para o troféu e não acredita. Estamos processando tudo”, disse a mãe, Daniele Silveira.

Histórico e Equipe Olímpica

Moradora do bairro Jardim Califórnia, Helena veio morar na cidade quando tinha um ano e dois meses. Foi ainda na infância que os pais, amigos e demais familiares perceberam que ela demonstrava características especiais. 

“Com um ano ela já sabia contar e falava as palavras muito bem. Aos dois, já cantava músicas perfeitamente, no tempo verbal correto e com uma dicção muito boa. Todos falavam que ela era muito madura para a idade dela, mas nós nem sabíamos do que se tratava ter altas habilidades”, contou a mãe.

Ao longo do desenvolvimento, Helena também foi demonstrando necessidades diferentes de outras crianças que estudavam com ela. Depois de conquistar uma vaga em um instituto especializado em altas habilidades e superdotação, passou a participar de olimpíadas e se interessar cada vez mais pelo universo do estudo. Agora, também faz parte da Equipe Olímpica de Jacareí.

“Ela se sentiu em uma tribo ao encontrar a equipe olímpica porque encontrou crianças com as mesmas dificuldades, com o mesmo jeito. Eu fiquei apaixonada pelo projeto porque eles aprendem em um ambiente lúdico, com uma paciência muito acolhedora dos professores! Eles entendem que cada um tem um processamento diferente, uma habilidade específica. É uma iniciativa fantástica e essencial para o desenvolvimento das crianças”, acrescentou, Daniele.

Equipe Olímpica de Jacareí é formada por estudantes da rede municipal e particular, que se dedicam ao aprimoramento das capacidades em diferentes tipos de conteúdo. Os participantes são moradores da cidade que possuem entre 5 e 11 anos. Eles contam com uma rotina que supera o estudo em sala de aula, com atividades específicas ministradas no Complexo Educacional Paulo Freire.