Iniciativa foi lançada neste ano, com o objetivo de nortear trabalhos do município.
A Secretaria de Educação dá início, nesta semana, à segunda etapa de aplicação das Avaliações Contínuas de Aprendizagem. A iniciativa foi lançada neste ano pela rede municipal, com o objetivo de monitorar e nortear o enfoque dos trabalhos produzidos em sala de aula. Cerca de 12 mil estudantes devem ser contemplados.
As questões da atividade abordam temas referentes à língua portuguesa e matemática e integram o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal. Elas foram avaliadas por uma equipe pedagógica da Secretaria de Educação e serão aplicadas para turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos permitem à pasta uma atuação mais direcionada, ao apontar os principais avanços e limitações apresentadas pelos estudantes. A primeira avaliação, feita em março, foi o primeiro passo para nortear os trabalhos da rede e corroborar com as ações desenvolvidas pelos professores.
“É um modelo de avaliação que fortalece uma gestão baseada em evidências, permitindo que decisões sejam tomadas com base em dados reais e que as ações da rede estejam alinhadas às necessidades concretas da educação no município”, explicou a secretária de Educação, Danielli Villar.