A Fundação Cultural de Jacarehy reabriu, na terça-feira (24), o formulário de consulta pública referente à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2025. Agora, interessados poderão colaborar até o dia 8 de julho, pelo site (clique aqui).
A consulta tem como objetivo coletar informações que devem servir de subsídio na elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que será enviado ao Ministério da Cultura, do governo federal, até 31 de agosto. A participação é aberta para pessoas físicas, jurídicas e coletivos. O preenchimento do formulário deve ser feito somente uma vez por cada participante.
A reabertura tem como objetivo ampliar a possibilidade de participação da população, por meio de uma ferramenta de fácil acesso e democrática, que aproxima a gestão pública da realidade do setor cultural.
“Ao reabrir a consulta pública da PNAB 2025, reafirmamos nosso compromisso de construir Políticas Públicas com toda sociedade”, destacou a presidente da Fundação Cultural, Juliane Guedes.
PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi instituída pela lei federal nº 14.399 e tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e distrito federal. Os recursos da PNAB podem ser direcionados a editais de fomento, ou realização de ações diretas pelos entes federativos, como festejos e festas populares, aquisição de bens culturais, construção e manutenção de espaços culturais, entre outras possibilidades de ações e atividades destinadas a fomentar a cultura local.