Guarda Civil de Jacareí participa de formação em patrulhamento em áreas de alto risco com PM do Rio de Janeiro

A Guarda Civil Municipal foi representada em uma formação de alta performance no último mês, na capital fluminense. João Nogueira Neto, que atua há 14 anos na corporação de Jacareí, viveu a experiência de concluir um curso dedicado ao patrulhamento em áreas de alto risco com o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que atua na capacitação de equipes como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O curso teve início em 23 de junho e foi concluído na sexta-feira (25), com a participação de 30 alunos de diversas partes do país. O objetivo foi capacitar os participantes para atuação em locais com altos índices de violência, por meio de atividades teóricas e práticas. Os trabalhos incluíram, além de treinamento de táticas e combate, atendimento pré-hospitalar e técnicas de preparo mental.

“Foi uma experiência de altíssimo valor. Além de aprimorar a parte operacional, o curso nos colocou mais próximos da realidade do dia a dia deles, em que são cobrados atributos físicos e psicológicos e tomadas de decisões sob estresse, por exemplo. Agora, espero poder multiplicar esse conhecimento com os demais guardas da nossa cidade”, afirmou o guarda, Nogueira Neto.

Oportunidade

A participação no curso foi uma oportunidade conquistada pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoal, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, que participou de edital disponibilizado pela corporação do Rio de Janeiro.

“Foi um módulo bastante aprofundado. Ele enfrentou o desafio de ficar longe de casa, do filho, abrindo mão de muitas coisas em prol da instrução”, explicou a Inspetora-Chefe, Rosangela Bagattini.

Essa não foi a primeira vez, em 2025, que guardas civis municipais passaram por atividades de formação na capital vizinha. Em janeiro, o próprio João Nogueira Neto participou do curso “Capacitação em Aplicações Táticas”, dedicado ao aprimoramento de técnicas e táticas policiais para situações de alta complexidade. 

Os cinco dias de curso também contaram com a participação de outros representantes do município, como o comandante da Guarda Civil Municipal, Alexssandro de Siqueira, Paulo Roberto Jacinto de Medeiros (Subinspetor) e Odair José Silva (Inspetor-Chefe Operacional).