Em uma cerimônia de muita celebração, os 65 anos da Guarda Civil Municipal foram homenageados na manhã desta sexta-feira (31), em Jacareí. O encontro reuniu atuais e ex-integrantes da corporação, demais forças de segurança da região e contou com um importante anúncio: a incorporação de mais de 30 novos guardas para a equipe municipal de proteção e defesa do cidadão.
O evento foi realizado na sede da Guarda Civil Municipal e, além dos integrantes da corporação, reuniu representantes do Judiciário e Legislativo Municipal, Polícias Civil, Científica e Militar, Força Aérea e Exército, e convidados de outras cidades, como São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Bertioga.
“Tenho muito orgulho e me sinto verdadeiramente privilegiado em trabalhar com esses homens e mulheres que dedicam suas vidas a servir e proteger a nossa cidade de Jacareí. Vocês são vocacionados, e essa vocação é o que transforma essa farda azul em símbolo de coragem e compromisso”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio, em discurso na cerimônia.
Reforço
No total, depois de aprovação em concurso público, 32 novos guardas foram habilitados para o curso de formação. Eles devem receber, durante cerca de seis meses, um treinamento intensivo para qualificação em diferentes áreas e posterior encaminhamento para patrulhamento ou demais setores onde forem designados.

A Elenilza Cardoso, de 30 anos, é uma das novas integrantes da GCM. Ela trabalhava na área da educação e buscava migrar de área, quando foi incentivada pelo marido para ingressar na segurança.
“Quando saiu o concurso, eu achei uma oportunidade bem legal. Fiz todas as etapas, estudei bastante e estou muito feliz de estar aqui hoje. Estou com grandes expectativas para começar! É tudo novo, quero aprender coisas novas e logo poder colocar em prática”, afirmou, Elenilza.
Investimentos
Em apoio ao trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão inaugurou, neste ano, o COI 2.0 com cerca de 200 câmeras de monitoramento, com reforço nas entradas e saídas do município. Também neste ano, Jacareí foi a primeira cidade da RMVale a integrar o programa Muralha Paulista, com acesso ao banco de dados de reconhecimento facial da Polícia Civil do Estado de São Paulo. As novas tecnologias têm oferecido mais celeridade e precisão para a atuação das equipes nas ruas.
História
A Guarda Civil de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Ela foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio de lei municipal. Atualmente, conta com cerca de 200 guardas civis distribuídos entre patrulhamento preventivo e viaturas especializadas, como GTAM (Grupamento Tático de Apoio Motorizada), Base Móvel, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Soma, ainda, o Centro de Ações Preventivas, responsável pelo desenvolvimento do programa Semeadores da Paz.
